B'nai Mitzvá (filhos do mandamento) é o nome dado à cerimônia que insere o jovem judeu como um membro maduro na comunidade judaica.

test

Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

Quem Somos

Daniel Alves Pena
Este blog foi criado na intenção de contribuir com pais e igrejas para educarem seus filhos desde pequeninos no caminho do Eterno.
No Judaísmo os adolescentes aos 12 anos de idade, mais um dia para as meninas; e aos 13 anos e um dia para os rapazes, são apresentados na sinagoga e o conhecimento adquiridos por eles até atingirem esta idade é fabuloso, O QUE SEU FILHO SABE SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS?
Por isso ainda que de forma pequena e humilde, procuro contribuir para o crescimento no conhecimento dos pequeninos.
Daniel Alves Pena

B'nai Mitzvá (filhos do mandamento) é o nome dado à cerimônia que insere o jovem judeu como um membro maduro na comunidade judaica.

Celebração de um Bar Mitzvá no Muro das Lamentações em Jerusalém.
Quando um judeu atinge a sua maturidade (aos 12 anos de idade, mais um dia para as meninas; e aos 13 anos e um dia para os rapazes), passa a se tornar responsável pelos seus atos, de acordo com a lei judaica. Nessa altura, diz-se que o menino passa a ser Bar Mitzvá ( בר מצוה , "filho do mandamento"); e a menina passa a ser Bat Mitzvá (בת מצוה, "filha do mandamento").

Ao completar 13 anos, o jovem judeu é chamado pela primeira vez para a leitura da Torah (conhecido como Pentateuco pelos cristãos). Ao ser chamado pela primeira vez, o jovem pode, a partir daí, integrar o miniam (quórum mínimo de 10 homens adultos para realização de certas cerimônias judaicas).

Antes desta idade, são os pais os responsáveis pelos atos dos filhos. Depois desta idade, os rapazes e moças podem finalmente participar em todas as áreas da vida da comunidade e assumir a sua responsabilidade na lei ritual judaica, tradição e ética.

O Bar Mitzváh não é só uma comemoração comum de aniversario, mas normalmente o menino, passa por uma cerimônia de "mazal-tov" que seria como um "boa sorte" ou "parabéns"(dependendo da situação), normalmente o Mazan-tov é feito com o(a) menino(a) sobre uma cadeira e ele(a) é levantado várias vezes, e assim fazem com toda a família do Barmitzvano.

Segundo a Bíblia Sagrada, Jesus Cristo, aos 12 anos de idade, foi levado ao templo (Lucas, capitulo 2, versiculos 41 e 42) pela primeira vez conforme a tradição mandava.

A ocasião mais importante na vida de um judeu chega quando ele atinge a idade para entrar na aliança com Deus e no compromisso de manter , estudar e praticar todos os mandamentos da Torá, aos treze anos de idade.

Um comentário:

  1. Ficou ótimo este Blog, muito boa sua iniciativa!
    vou compartilhar no face.

    ResponderExcluir

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas